Piloto Pioneiro da Semana de 4 Dias no Brasil
Você deseja se juntar a um grupo de empresas pioneiras na pilotagem da Semana de 4 Dias no Brasil?
Incrições até final de agosto
A Semana de 4 Dias está chegando ao Brasil
A Semana de 4 Dias está sendo adotada em todo o mundo numa tentativa de melhorar a produtividade e o bem-estar no local de trabalho. Agora, os brasileiros também podem experimentá-la.
Empresas brasileiras visionárias têm a oportunidade de se inscrever como pioneiras do conceito de Semana de 4 Dias em uma iniciativa piloto que começa no segundo semestre de 2023.
Sobre a Semana de 4 Dias Brasil
Um estudo realizado nas últimas décadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a produtividade brasileira por hora trabalhada vem crescendo muito pouco ano após ano. O mundo corporativo mudou significativamente nas últimas décadas, com aumento da tecnologia e inovações, porém, seguimos ao mesmo tempo mantendo uma produtividade baixa.
E quando falamos em saúde mental, os indicadores brasileiros também não são positivos. O Brasil é o país mais ansioso do mundo e segundo em síndrome de burnout.
Então, por que mantemos a mesma forma de atuar se temos resultados negativos?
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Albert Einstein
Será então que é possível repensar a jornada de trabalho de modo que possamos aumentar a produtividade por hora trabalhada? E melhor ainda, será que é possível fazer isso aumentando o indicador de saúde mental, bem-estar e felicidade dos profissionais?
O piloto da jornada de 4 dias permite que, com menos tempo de trabalho, obtermos os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos. As empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas percebem aumentos na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores. É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para todos nós como sociedade.
O modelo adotado é o 100-80-100™: 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
É bom para a empresa, bom para os clientes e bom para os colaboradores. E no fim, bom para a sociedade, já que hoje temos grandes desafios em saúde mental. Segundo pesquisa da McKinsey com 15 mil funcionários de 15 países, 59% passaram ou estão passando por um desafio de saúde mental. A pesquisa aponta ainda que funcionários que estão enfrentando desafios na saúde mental têm uma chance quatro vezes maior de sair da empresa e duas vezes maior de estar desengajados no trabalho. Ou seja, os desafios da saúde mental estão impactando e custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade.
A jornada de 4 dias será uma revolução no mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e mais saudável.
No Brasil, o piloto será realizado pela Reconnect Happiness at Work em parceria com a 4 Day Week Global e Boston College, e tem seu início em setembro de 2023.
Sobre a Semana de 4 Dias Global
Há cem anos, mudamos de uma semana de seis dias para uma de cinco, e estamos partindo para uma atualização. A semana de 4 dias é uma redução na semana de trabalho de 40 horas para 32 horas pelo mesmo salário e benefícios. Essa redução foi comprovada para funcionários e empregadores.
O princípio 100-80-100™ foi desenvolvido pelos líderes Charlotte Lockhart e Andrew Barnes após o piloto bem sucedido de uma semana de trabalho de 4 dias em sua empresa, a Perpetual Guardian, em 2018. Tornou-se o padrão internacional para ajudar empresas a formular um caminho justo e flexível para reduzir o tempo de trabalho para seus funcionários, não importando quantas horas trabalhem atualmente.
Foi desenvolvido em resposta à necessidade de acomodar uma redução significativa de trabalho para funcionários que trabalham em horários não convencionais, seja em tempo parcial ou em horas extras regulares.
Os funcionários recebem 100% de salário por 80% do trabalho com metas de produtividade de 100% atingidas.
100-80-100™ é uma marca registrada internacional da 4 Day Week Global Limited
Junte-se às empresas que adotaram essa nova forma de reconhecer o futuro do trabalho e participe de um piloto. Temos três opções para você e você pode descobrir mais sobre elas aqui.
Resultados do Piloto Reino Unido - 2023
-
2900 colaboradores de 61 empresas
-
92% das empresas continuarão com semana 4 dias
-
39% dos colaboradores se sentiram menos estressados
-
71% reduziram sintomas de burnout
-
54% achou mais fácil conciliar vida pessoal e profissional
-
Aumento de 1.4% na receita
-
Comparando com período similar anos anteriores, a receita aumentou em média 35%
-
Turnover reduziu 57% no período do piloto
-
15% dos colaboradores participantes disseram que nenhum aumento de salário os faria voltar à semana de 5 dias
Confira os resultados do 4DW UK.
Perfil das empresas
Pequenas e médias empresas podem realizar o piloto com todos seus colaboradores. Grandes empresas podem fazer o piloto em alguma área específica. A 4 Day Week Global trabalha para construir caminhos e metodologias para que o piloto não se restrinja a um grupo ou segmento específico e possa expandir cada vez mais sua atuação e abranger mais pessoas.
Masterclasses
Preparação Inicial:
Iniciaremos em setembro, já na primeira semana com Kick-off com todas as empresas inscritas no piloto da semana de 4 dias.
Neste mesmo mês, já iniciam as Masterclasses:
-
Kick-off do Piloto Semana 4 Dias
05/09, 18:30-19:30
Com Gabriela Brasil (Head of Community da 4 Day Week Global) e Renata Rivetti (Diretora da Reconnect Happiness at Work e Relizadora 4 Day Week Brazil) -
Masterclass
12/09, 18:30-19:30
Com Alex Soojung-Kim Pang (Diretor da 4 Day Week Global)
-
Reinventando o Dia de Trabalho
14/09, 18:30-19:30
Com Gabriela Brasil
-
Gestão do Tempo e Priorização
18/09, 18:30-19:30
Com Gabriela Brasil
-
Hacks e Métricas de Produtividade
19/09, 18:30-19:30
Com Gabriela Brasil
Todas as sessões serão gravadas e toda empresa vai ter como ponto de contato a 4 Day Week Brazil e seus parceiros e a comunidade global.
Início do Piloto:
Em novembro começa a pesquisa com as empresas inscritas, junto com a Boston College. Além disso, se inscrevendo você já terá acesso à comunidade de apoio, mentoria, suporte individual e muito mais. Estamos comprometidos em apoiar a transição para um futuro de trabalho mais eficiente e saudável.